Encontro Inter-Religioso celebrando o Espírito de Assis
Dia 26 de Outubro no Anfiteatro da Igreja de Cedofeita às 21h30m
A convite de João Paulo II, os líderes das principais comunidades cristãs e tradições religiosas do mundo reuniram-se em Assis, em 1986. Este encontro ficou registado como «Espírito de Assis».
Comemorando os 25 anos deste acontecimento que sempre permaneceu vivo, a Ordem Franciscana, em colaboração com o Centro de Estudos Franciscanos e com a Comissão Ecuménica do Porto, convidou comunidades cristãs e tradições religiosas a participar num encontro de reflexão que promovemos no dia 26 de Outubro de 2011.
O encontro, renovando o espírito do encontro de Assis de 1986, propõe-se alcançar três principais objectivos:
- possibilitar um maior conhecimento mútuo entre as nossas comunidades cristãs e tradições religiosas presentes no Porto;
- evocar a Paz, cada um segundo a sua própria tradição, como um bem comum e fundamental a todas as nossas comunidades e tradições religiosas;
- abrir caminho para futuros encontros sob o lema do Espírito de Assis.
A iniciativa que propomos une-se à que o Vaticano promove em Assis a 27 de Outubro de 2011, convocada pelo Papa Bento XVI, na ocasião do 25.º aniversário do histórico encontro promovido por João Paulo II, primeiro de outros que aconteceram. A jornada de reflexão, de diálogo e de oração pela paz e justiça no mundo promovida por Bento XVI terá como tema “Peregrinos da verdade, Peregrinos da paz”.
O encontro nos recorda que somos todos peregrinos em nossas vidas. “Cada ser humano, - explica a nota do Vaticano de apresentação da jornada - é, no fundo, um peregrino na busca da verdade e do bem. Também o homem religioso permanece sempre no caminho em direção a Deus”. Este fato é “a possibilidade” e “a necessidade” do diálogo com “todos, crentes ou não crentes, sem renunciar à própria identidade ou indulgência a formas de sincretismo”.
Para o evento em Assis foram convidados os representantes das comunidades cristãs e das principais tradições religiosas. A iniciativa terá dois momentos: um histórico, de memória dos encontros precedentes (1986 e 2002); e um “olhar para o futuro”, com o propósito de continuar a caminhar na via do diálogo e da fraternidade.
Como há 25 anos, também as delegações virão a Assis junto ao Santo Padre, partindo de comboio de Roma na manhã do dia 27 de Outubro. Na chegada a Assis, irão à Basílica de Santa Maria dos Anjos, onde serão evocados os encontros anteriores e se aprofundará o do tema da Jornada. Farão intervenções expoentes algumas das delegações presentes e também falará o Santo Padre. O momento seguinte será "um almoço frugal" compartilhado pelos delegados.
À tarde, será feita uma caminhada “em silêncio e oração” em direção à Basílica de São Francisco, na qual tomarão parte os membros das delegações. O trajeto irá simbolizar “o caminho de cada ser humano na busca assídua da verdade e na construção eficaz da justiça e da paz”. A jornada terminará com a renovação solene do comum empenho pela paz, aos pés da Basílica.
João Paulo II explicou o sentido da iniciativa numa conversa num voo em direção à África em 1992 e que foi publicada no livro “Companheiros de viagem, entrevistas em voo com João Paulo II”, de Angela Ambrogetti:
“Nós sabemos bem que o encontro em Assis, aquela jornada de oração pela paz, foi celebrada no Ano Internacional da Paz proclamado pela ONU, mas foi criticada por muitos porque parecia um irenismo. Mas todos foram convidados em Assis, não para rezar juntos, porque se devia respeitar a fé de cada um, mas foram convidados para rezar ao mesmo tempo, cada um a seu modo. E creio que permaneceu não somente como lembrança, mas também como desafio para o futuro. Muitos a repetem todos os anos.”
Assim, retomando a nossa iniciativa, propomos que às 21.30 horas do dia 26 de Outubro de 2011 no Anfiteatro da Igreja de Cedofeia (Rua Aníbal Cunha, 193 – Porto) se realize um encontro de reflexão sob o tema proposto por Bento XVI para o encontro comemorativo de Assis - Peregrinos da Verdade, Peregrinos da Paz.
Para o nosso encontro no Porto temos confirmada a presença dos responsáveis da seguintes religiões: Judaica, Islâmica, Bahai’í, Budista, Cristã (Igreja Católica Romana, Igreja Ortodoxa Patriarcado de Moscovo, Igreja Evangélica Alemã no Porto, Igreja Ortodoxa Patriarcado de Constantinopla, Igreja Evangélica Metodista Portuguesa, Igreja Lusitana/Comunhão Anglicana) e Comunidade Chinesa.
Frei Bernardo Corrêa d’Almeida